O que é Clorofila?

Por: hiper

Todo mundo já ouviu falar em Clorofila na escola, mas talvez não se lembre muito bem o que é exatamente essa substância verdinha. Então vamos saber mais sobre a Clorofila. Essa substância é na verdade um grupo de pigmentos fotossintéticos que está presente no que chamamos de Cloroplasto das plantas. Isso também inclui as algas.

O que é Clorofila?

Essa coloração verde que a Clorofila tem é resultado da alta absorção que a planta faz dos espectros de luz azuis e vermelhos. Na verdade o reflexo criado pela planta nos dá a impressão de que a clorofila é verde. O mais legal em relação a essa substancia é que ela é capaz de transformar a luz do sol em energia química. Essa conversão é feita através do que se conhece como Fotossíntese.

O processo de Fotossíntese consiste em transformar água dióxido de carbono em carboidratos e oxigênio. A função da Clorofila nas plantas é basicamente ajudar no transporte energético feito pela planta. É muito importante para as plantas que a clorofila cumpra a sua função de transporte de elétrons para que haja um equilíbrio no organismo da planta.

Existem algumas formas diferentes de Clorofila que se distinguem de acordo com a planta em que estão. As clorofilas dos tipos A e B são mais encontradas nas plantas verdes e já as clorofilas dos tipos C e D são encontradas em tipos de plantas como algas e também cianobactérias. Uma curiosidade é que é a clorofila a responsável pela coloração verde das plantas.

Então já sabe quando ver uma plantinha bem verdinha por aí já sabe que ela é assim graças a clorofila.

Deixe uma resposta