Animais

O que é coala?

O coala é um animal que tem a cabeça grande, o focinho curto e o nariz é grosso e achatado. Sua pelagem é densa e ajuda no equilíbrio térmico. Este animal dorme exposto ao sol e a chuva, pois não sabe construir uma abrigo para ele. Sobe em árvores com os dedos bastante largos e as garras desenvolvidas auxiliam na escalada.

Publicidade

Os coalas são encontrados na Austrália. É um animal em extinção por causa da caça e da destruição florestal e derrubada das florestas da Austrália. No final do século XVII ele ocupava uma superfície três vezes maior do que hoje. Em 1788 na Austrália haviam 10 milhões de coalas. Agora eles são 100 mil. Em 1920, 3 milhões de coalas foram mortos e suas peles foram usadas pelas indústrias.

Atualmente as espécies são protegidas e vivem nos santuários em Victoria e Queensland. A gestação dura 35 dias e o filhote de coala ao nascer pesa apenas 0,5 g e tem o tamanho de um feijão.

Publicidade

O coala vive em árvores e mata a sede com suco das folhas de eucalipto. Ele só se alimenta de 3 tipos de folhas, por este motivo é difícil manter o coala vivo em zoológico, além disso pode comer até 1 kg de folhas por dia. O coala tem como predador o Canis dingo, um cachorro selvagem, que mata os animais velhos ou doentes.

O macho copula com várias fêmeas. Gosta da noite e da vida solitária vivendo de 15 a 20 anos. As secas podem prejudicar os coalas, elas ocasionam incêndios que acabam com as matas e árvores. se esconde em vez de fugir.

O coala é um bom nadador, atravessa rios para sobreviver. Muitas pessoas acham que os coalas são ursos, mas são marsupiais, como os cangurus.

Publicidade

Deixe uma resposta