Saúde e Bem Estar

O que é coceira?

Todo mundo sabe o que é uma coceira quando sente, isso é obvio. Mas, o que é uma coceira, de maneira explicativa? A coceira pode ser definida como incomodo, e põe incomodo nisso, mas, que tem uma função. Na verdade a coceira funciona como um alarme de despertador, ou seja, é chato, porém, necessário para você saber que algo está acontecendo.

Publicidade

No caso da coceira sua função é dar um aviso de que o corpo está ou esteve em contato com algum tipo de substancia estranha ao organismo. A saliva dos mosquitos, por exemplo, é um tipo de substancia estranha ou até mesmo substancias a que somos alérgicos ou são venenosas. Ser desagradável é importante, pois, se a coceira fosse boa nós não nos daríamos ao trabalho de verificar o que há de errado. Tem que incomodar, assim como o despertador que só para de tocar quando acordamos e o desligamos.

E sabem o que é mais curioso a respeito das picadas de mosquito? E que na realidade não são as picadas que causam a coceira, mas, nosso próprio corpo produzindo histamina, a arma contra as substancias estranhas que tentam invadir a fortaleza do nosso corpo. É inclusive a liberação da substancia histamina que causa a vermelhidão e inchaço, os calombos das picadas, isso por que aumenta a circulação de sangue no local.

Publicidade

Deixe uma resposta