O que é Coelho?

Por: Ananda Manica

O coelho é um mamífero roedor, um pouco menor que a lebre, que é seu parente. Os coelhos possuem basicamente 40 cm de comprimento e uma cauda pequena de mais ou menos 6 cm. A cabeça é móvel, e os olhos são grandes. O lábio superior é provido de pelos, sendo profundamente cortado.

O que é Coelho?

Estes mamíferos estão sempre em estado de profunda atenção, costumam fugir de seus perseguidores correndo de forma muito veloz, em ziguezague.

Eles preferem terrenos macios, onde podem cavar tranquilamente seus buracos. Estes buracos lhe servem de refúgio durante o dia, e também o utilizam quando nascem os filhotes. A reprodução dos coelhos ocorre de quatro a seis vezes por ano, tendo um total de 8 crias por vez. Os filhotes nascem cegos e totalmente indefesos e assim permanecem por até duas semanas.

Existem diversas raças de coelhos, tanto domésticos quanto selvagens. Entre os tipos de tamanho médio, podemos distinguir os de pelo curto e os de pelo comprido e sedoso, esse ultimo é muito apreciado no comércio de peles. Já entre as raças de tamanho grande, está o coelho gigante de Flandres, e entre as raças de pequeno tamanho, o coelho russo e o Holandês. A criação do coelho doméstico é muito difundida, não apenas pela carne que em determinados locais é bastante apreciada, mas também devido ao pelo, que é utilizado na fabricação de chapéus.

O coelho de cauda de algodão pardo é identificado com bastante facilidade através de sua mancha branca, localizada na parte inferior da cauda, que fica bastante visível quando ele corre. É pequeno e passa o dia todo sob um arbusto ou qualquer outro lugar que possua sombra. Seus inimigos são as raposas, o coiote, o falcão, o lince, a coruja e também o ser humano , que é capaz de persegui-lo para utilizá-lo no comércio.

Deixe uma resposta