O que é Colágeno?

Por: hiper

O colágeno é uma proteína, ela está presente em praticamente 25% do corpo humano. Sua grande e principal função é dar sustentação ao corpo às células do corpo humano. O colágeno mantém as células unidas. É também o componente principal de órgãos, como por exemplo, a pele, cartilagens, ossos e tendões.

O que é Colágeno?

O colágeno está presente em nosso corpo desde que nascemos por isso mostra-se tão importante para a manutenção de nosso corpo. E exatamente o fato de que a quantidade de colágeno diminui com o avançar da idade é que nossa pele perde elasticidade, essa perda é responsável pelo envelhecimento visível. A falta de colágeno é o que contribui para o aparecimento de rugas e também a tão temida fragilidade óssea.

O momento, considerado pelos cientistas, em que o corpo começa a declinar da produção de colágeno, seria a partir dos 30 anos. Quando se completa três décadas de vida o corpo passa a produzir, em média, 1% a menos de colágeno ao ano. A longo prazo isso faz muita diferença.

E para os cientistas a falta de colágeno é o grande vilão do envelhecimento, essa seria a principal causa para um envelhecimento que é visível. Quando temos falta de colágeno o cabelo também sofre algumas consequências, como por exemplo, torna-se mais fino e a flacidez gerada contribui para o aparecimento das temidas rugas.

Deixe uma resposta