Saúde e Bem Estar

O que é cólera?

Esta doença é considerada grave pois provoca desidratação que pode levar a morte.

Cólera é uma infecção intestinal que é causada por uma bactéria chamada de Vibrio cholerae e que se multiplica muito rápido no intestino delgado.

Publicidade

A transmissão ocorre através da água e de alimentos que foram contaminados pelas fezes ou quando a pessoa afetada prepara os alimentos. O homem elimina 10 milhões de bactérias por grama de fezes.

Epidemias de cólera ocorrem em locais com poucas condições de higiene e saneamento principalmente em locais onde há acampamentos e aglomeração de pessoas. Afeta a população de países que não tem uma saúde pública adequada, como por exemplo: América do Sul, África, regiões tropicais da Ásia e Índia.

Publicidade

A doença teve origem na Ásia, na Índia e de Bangladesh, onde ocorreu uma pandemia de cólera entre 1817 e 1923. No Brasil chegou em 1885 nos estados do Amazonas, da Bahia, do Pará e do Rio de Janeiro e em 1893 apareceu em São Paulo. A bactéria foi descoberta por Robert Koch e como é encurvada na época foi chamada de Kommabazilus que é bacilo em forma de vírgula. Em 1991 voltou ao Brasil onde uma pessoa morreu na cidade de Tabatinga, no Amazonas.

O período de incubação varia de 6 a 10 horas até 2 a 3 dias. Depois disso aparecem os sintomas que podem ser diarreia e vômitos e em casos raros febre e dores abdominais. Também pode apresentar cãibras musculares na panturrilha. As fezes são líquidas, mas não tem sinais de sangue ou pus. Os sintomas podem durar até 4 dias e se não tratada a tempo a pessoa fica muito desidratada, pode apresentar insuficiência renal e coma e levar a morte num período de 48 horas.

A bactéria encontrada nos alimentos pode sobreviver por até dez dias em temperatura ambiente. Quando congelada também se multiplica mas de forma mais lenta.
O diagnóstico é realizado através de exames laboratoriais através das fezes onde é possível identificar a presença do vibrião colérico.

O tratamento é feito com reidratação através de soro caseiro ou adquiridos em farmácia. O melhor remédio é a prevenção que pode ser feito lavando bem as mãos com água e sabão, depois de usar o banheiro e quando for se alimentar, não ingerir alimentos crus ou mal cozidos, usar hipoclorito ou uma colher de água sanitária nas verduras, legumes e frutas.

Também é importante ingerir água filtrada ou fervida, evitar contato com a água de enchentes pois além da cólera pode provocar a leptospirose e hepatite.

Publicidade

Deixe uma resposta