Curiosidades

O que é combustão?

Este processo é importante pois é responsável por gerar energia.

A combustão é uma reação química que ocorre entre dois ou mais reagentes que são combustíveis e comburentes onde há grande liberação de energia na forma de calor e luz.

Publicidade

Geralmente os combustíveis são orgânicos como a gasolina, o álcool etílico, o acetileno e o metano.

O oxigênio é um comburente e está mais presente, possui a função de oxidar o combustível adicionado. O oxigênio necessário para este procedimento é encontrado na atmosfera.

Publicidade

A combustão está presente na indústria e tem várias finalidades como produção de vapor para movimentar equipamentos e também para o fornecimento de energia.

A combustão é uma tecnologia muita antiga e é essencial para o funcionamento de máquinas térmicas e para gerar energia elétrica.

Geralmente é utilizada a oxidação completa pois ela libera mais energia do que a parcial. Quando ocorre a queima em ar de hidrocarbonetos como metano, propano, gasolina, etanol, diesel se formam outros compostos como CO2, CO, H2O, H2, CH4,NOOx,SOx.

Alguns dos componente mencionados acima causam o efeito estufa, a chuva ácida e podem provocar danos ao planeta. Isto porque a falta de oxigênio durante a combustão produz monóxido de carbono (CO). Este componente é tóxico para o ser humano, impossibilitando a função da hemoglobina que renova o oxigênio do sangue e também podem provocar tonturas e dores de cabeça nos seres humanos.

Existe a combustão lenta que ocorre com baixas temperaturas, exemplos são a respiração celular e formação de ferrugem. Outro tipo de combustão é a viva que seria o fogo. Ocorre em razão da mistura dos gases inflamados com o ar e então produz a chama. Já quando ocorre a combustão do carvão é quando o combustível não libera mais gases e então não provoca chamas.

A explosão ocorre quando a combustão resultado da mistura de gases ou partículas que seria a mistura explosiva ou detonante e se espalha rapidamente. Também há grande aumento de temperatura ou de pressão. Neste caso os combustíveis são a gasolina, o etanol ou o diesel.

A combustão Estequiométrica ocorre quando todo o combustível é queimado e a eficiência é grande o que é ideal para as máquinas térmicas.

O processo de combustão é muito complexo e dependendo do estado físico do combustível; sólido, líquido ou gasoso.

A combustão é importante para a vida dos seres vivos pois através dela é possível respirar. Também produzem a energia do mundo e também no Brasil, para carros, aviões, trens, navios, usinas termelétricas, entre outros.

Publicidade

Deixe uma resposta