Comportamento

O que é complexo de inferioridade

Descubra o que é e como superar este problema.

O complexo de inferioridade é um estado inconsciente de inadequação às situações sociais. Isso significa dizer que quem o possui, acredita ser diferente dos outros, acredita ser não tão qualificado quanto as outras pessoas, o que acarreta um sofrimento psicológico e uma baixa auto-estima. O tratamento em geral é com psicoterapia.

Publicidade

A teoria

A teoria do complexo de inferioridade foi proposta por Adolf Adler em 1920. Ele acreditava que todo mundo experimentava este complexo de alguma forma na infância, pois lá, todas as crianças são desiguais se comparadas a adultos e são dependentes a eles, principalmente, psicologicamente. A maioria amadurece e se liberta disso, porém, alguns ficam dependentes, não acreditando em si e a acabam desenvolvendo o complexo de inferioridade, pois acreditam que sempre estão abaixo dos outros.

O que leva ao complexo de inferioridade

Quem possui o complexo de inferioridade vive um dilema: são pessoas que gostariam de serem reconhecidas, mas ao mesmo tempo, temem ser humilhadas pelos outros. A maioria destas pessoas já passaram por humilhações e temem que isso volte a acontecer. Para evitar que essas humilhações voltem a ocorrer, elas evitam qualquer contato social, criando uma certa barreira com a sociedade. Em geral, o que leva ao complexo de inferioridade são os acontecimentos na infância, fase onde se desenvolve a personalidade o indivíduo.

Publicidade

Como superar

Você só poderá superar o complexo de inferioridade através de seu pensamento, da sua crença no que você é capaz. É acreditando em você que você irá superar seus problemas.

Para superar tudo isso, você precisa saber que qualquer falha que você tenha não é tão ruim quanto isso possa parecer. Você precisa evitar aumentar o problema e achar que é só você que não consegue passar por isso. É preciso entender que ter uma falha ou uma deficiência em qualquer área da vida não significa que você não tenha nenhuma qualidade pessoal.

Acreditar em si mesmo e aumentar sua auto-estima é a chave para combater e se recuperar do complexo de inferioridade. É fundamental que você tenha pensamento positivo e que acredite no que você é capaz. Siga estas dicas para lidar com ele:

  • Aprenda a concentrar-se naquilo que você faz de melhor;
  • Lembre-se das suas qualidades;
  • Não coloque expectativas irreais sobre si mesmo;
  • Evite negativismos. Cerque-se de pessoas positivas, que incentivam você e saibam extrair o seu melhor.
  • Evite comparações com os outros. Cada pessoa é diferente e possui suas próprias qualidades.

Publicidade

Deixe uma resposta