O que é comportamento social?

Por:

O relacionamento entre as pessoas gera este tipo de comportamento.

O comportamento social é o comportamento entre grupos de pessoas. Ele envolve a interação entre pessoas que fazem parte da sociedade.

O que é comportamento social?

O comportamento social pode estar relacionado a lazer, saúde, educação, habitação e alimentação.

Para entender os grupos sociais precisamos saber como cada indivíduo age, qual sua atitude e o que pensa em relação a sociedade.

O comportamento humano complexo surgiu na Europa e na Ásia Ocidental. Também foi estudado por muitos anos por filósofos como Platão, Sócrates, Sigmund Freud e por outros. Estes pensadores tentaram explicar o comportamento humano, porém como ocorrem mudanças e com isso o ser humano também muda, o que foi idealizado pelos filósofos tomou outro rumo.

Atualmente as pessoas possuem um senso de urgência, querem tudo naquele momento e não tem paciência para esperar. Muitas vezes pesam só em si e esquecem de pensar na sociedade. Então desde que a criança nasce já passa a se relacionar com o meio externo e a família e o primeiro contato da criança, em seguida vem escola, os professores e colegas. Neste momento surgem os choques de valores causados pela diferença nos pensamentos familiares. Então tudo começa no contexto familiar e é neste meio que a criança deve ser orientada a superar os conflitos sociais. Também outros fatores influenciam o comportamento: biológicos, sócio-econômicos, ambientais e psicológicos.

O comportamento humano também está ligado ao modo de se comportar, desta forma ficamos mais seguros e confiantes. Entre as regras básicas do comportamento social estão o jeito de se vestir no ambiente de trabalho, em eventos profissionais ou de lazer como aniversário ou casamentos e até mesmo como se comportar em relação as outras pessoas nestas ocasiões.

Na psicologia o comportamento social é classificado em Comportamento Social Operante que são as maneiras de conversar, falar, comer e andar e o Comportamento Social Respondente que vem do indivíduo como a sudorese, as glândulas. Os tipos de comportamento social são basicamente a capacidade de aprender, seguir as regras sociais, a empatia e tratar bem as pessoas.

Também existe o comportamento pro-social onde os indivíduos que nem se conhecem se ajudam e tentam amenizar o sofrimento do outro. Segundo pesquisas as pessoas humildes são as que mais ajudam, pois como passam por dificuldades sabem o que o outro está sentindo. Um exemplo pode ser a ajuda e solidariedade quando ocorre uma catástrofe, muitas pessoas reúnem forças e tempo para ajudar famílias que nunca viram antes.

Deixe uma resposta