Saúde e Bem Estar

O que é compulsão alimentar?

Comer é bom e isso todo mundo sabe e concorda, porém, comer em excesso não é bom para a autoestima e nem para a saúde da pessoa. Algumas pessoas sofrem de um distúrbio chamado de Compulsão Alimentar que consiste num impulso descontrolado e desesperado por comida.

Publicidade

Grande parte dos obesos sofre de Compulsão Alimentar, as pessoas que enfrentam esse problema começam a comer e não conseguem mais parar. Após os episódios de crise o individuo que sofre da compulsão se recrimina por seus atos e quase sempre promete a si mesmo que não se repetirá, mas não consegue evitar por que é um impulso incontrolável.

Muitos fatores podem desencadear a compulsão alimentar, mas quase sempre há um problema emocional como carro chefe da situação. Em geral um dos quadros mais vistos em pacientes de compulsão alimentar é a dificuldade de manifestar a sua opinião sobre qualquer assunto em geral e também a falta de privacidade.

Publicidade

As pessoas que sofrem com esse distúrbio alimentar sentem-se muito culpadas e em geral refletem sobre os seus atos de alimentação compulsiva, mas ainda assim não tem controle sobre a vontade de comer. Para as pessoas que enfrentam esse problema é importante ter um acompanhamento médico especializado para que consigam superar esse problema.

Muitos psicólogos especialistas nesse tipo de caso acreditam que para se obter avanços no combate a doença o paciente deve primeiro reconhecer as suas necessidades afetivas que o levam a esse comportamento. Cuidar da mente antes de cuidar do corpo, pode ser o melhor caminho para combater a compulsão alimentar.

Publicidade

Deixe uma resposta