O que é computação em nuvem?

Por: hiper

Saiba como funciona esta tecnologia que permite você acessar seus arquivos de qualquer lugar do mundo.

A computação em nuvem (cloud computing) é uma definição da tecnologia que utiliza a internet para fornecer recursos computacionais. Isso significa que diversos aplicativos que você usa no seu computador, como um editor de texto, uma planilha ou outro software pode ser acessado de qualquer computador que tenha acesso a internet e não é armazenado localmente em cada máquina.

O que é computação em nuvem?

Webmail

A computação em nuvem é um assunto recente e que agora está em alta, mas seu conceito não é tão novo, pelo menos para quem já utiliza a internet após a década de 90. Um exemplo clássico é o uso do e-mail, que antes era baseado em softwares como o Outlook ou Eudora. Hoje estes aplicativos estão praticamente extintos. A grande maioria dos usuários utilizam o Gmail, Yahoo Mail, Hotmail, entre outros como forma de ter acesso aos seus correios eletrônicos de qualquer lugar, não ficando restrito à sua máquina. Essa é a grande vantagem da computação em nuvem, você não precisa ter o aplicativo instalado em cada máquina que você vai, basta ter um navegador e isso qualquer computador ou até mesmo tablets e celulares possuem.

Outros aplicativos

Em 2007 outros serviços começaram a ser disponibilizados, fazendo com que a computação em nuvem não ficasse restrita apenas aos e-mails. A Google desenvolveu o Google Docs (hoje Google Drive), um conjunto de ferramentas que disponibiliza editor de textos, de planilhas, apresentações (similar ao Power Point) entre outros.

A Google foi uma das grandes responsáveis pela popularização da computação em nuvem, pois ela desenvolveu muitos aplicativos que funcionam assim. Para não ficar para trás, a Microsoft também tem investido pesado nessa tecnologia.

Desenvolvimento WEB

A área de programação está sempre se modificando e as formas de programação tendem a evoluir dia a dia. Com a computação em nuvem, aliado ao avanço de blogs e redes sociais, a área que mais cresce é a de programação voltada para web. Esta é a tecnologia utilizada na computação em nuvem.

Preocupações

A computação em nuvem é uma tecnologia que veio para ficar e está apenas iniciando. Como ocorre com toda nova tecnologia, há algumas deficiências, principalmente no que se refere à segurança de suas informações. Primeiro pelo fato de seus dados estarem com outras empresas, armazenados na internet e depois pelo próprio uso da internet, você mesmo pode ser vítima de hackers que podem ter acesso aos seus arquivos, caso se apoderem de suas senhas pessoais.

Deixe uma resposta