O que é congestão?

Por:

Congestão é uma alteração ou até mesmo uma paralisação da digestão. Também conhecida como congestão passiva, hiperemia passiva, indigestão ou dispepsia aguda.

O que é congestão?

Dispepsia vem da palavra do grego e quer dizer dificuldade de digestão. A dispepsia é um pouco mais grave que congestão comum e geralmente é causada pelo refluxo gastroesofágico.

Acontece quando a comida ainda está no estômago. Pode acontecer quando se pratica muitos exercícios depois das refeições ou quando a comida é ingerida de forma muito rápida. O que acontece é que muito sangue é acionado no organismo e que vão para os músculos causando uma parada na digestão.

A pessoa pode tomar banho de chuveiro, ler, caminhar devagar que isso não irá causar congestão.

Os principais sintomas são sensação de peso, estufamento do abdômen, enjoo e náusea. Em casos mais graves a pessoa sente mal-estar, vontade de desmaiar, suor e palidez.

Quando ocorrer a congestão deve-se levar a pessoa para lugar bem ventilado, deitá-la pois deve passar logo. Também é indicado o uso efervescentes e antiácidos, porém se sintomas não melhoram é necessário consultar um médico. Geralmente não há perigo de morte, mas se a pessoa tiver outras doenças pode haver complicações.

Geralmente os líquidos são eliminados mais rápidos do estômago. Porém os alimentos demoram mais para concluir a digestão então é importante descansar um pouco aguardando em torno de 2 a 3 horas antes da atividade física ou de entrar em rios ou piscinas.

Porém é importante cuidar se a congestão ou indigestão está ocorrendo muito seguido e a pessoa comeu pouco e não fez esforço após a refeição. Neste caso é necessário procurar um médico chamado gastroenterologista.

O médico vai avaliar se não há nenhum problema de estômago e também é importante não se automedicar.

Deixe uma resposta