Notícias e Atualidades

O que é Consumismo?

Consumismo é o hábito de consumir coisas em excesso de uma forma geral e sem necessidade. É uma compulsão sem nenhum controle deixando-se levar pelos anúncios de produtos ou serviços comercializados. Uma diferença que é notável para um consumidor, aquele que compra apenas o que lhe é realmente necessário, já o consumista não, geralmente compra coisas que sequer fará uso, compra só por compra.

Publicidade

Segundo estudos já realizados, um consumista possui uma origem social, emocional e até financeira, levando então a gastar independente se pode ou não naquele momento. Podendo ser considerado também problema com autoestima ou até mesmo emocional. As consequências são muitas ao consumista, então chega a hora de pedir ajuda psicológica entrando em uma busca para minimizar e acabar de vez com a compulsão.

A questão do consumismo deve ser trabalhada logo na infância. Nada de dar tudo o que a criança vê e pede. É fato que elas sempre querem tudo, mas o papel dos pais e responsáveis neste momento é impor limites evitando problemas futuros. Negar às vezes é preciso, e o melhor é se ainda a criança for ensinada logo cedo como lidar com dinheiro. Ela precisa entender que alimentos e objetos têm seus preços, agindo assim os pais já estarão poupando seus filhos de um consumismo compulsivo no futuro.

Publicidade

Publicidade

Deixe uma resposta