O que é Controle de Natalidade?

Por: Ananda Manica

O controle de natalidade tem como objetivo básico estabelecer uma relação entre o crescimento populacional e os meios de subsistência. É um problema de âmbito econômico e também social gerados pelos desequilíbrios da explosão demográfica e que, do ponto de vista clínico-médico, consiste no conjunto de métodos mecânicos, cirúrgicos,químico-farmacológicos e fisiológicos destinados a evitar a fecundação durante a prática de relações sexuais.

O que é Controle de Natalidade?

A limitação de filhos constitui hoje, com o avanço da civilização, uma exigência que afeta não só a estrutura familiar como também em um futuro próximo, o bem estar de toda a humanidade.

O controle da natalidade pode ser considerado sob diversos aspectos. Do ponto de vista econômico-social o problema é dos mais controvertidos, e a sua solução varia segundo as diretrizes políticas e ideológicas. Em países socialistas a limitação da quantidade de filhos por família afeta diretamente o estado, que é responsável pela educação das crianças. Porém em países capitalistas, a educação cabe a família.

Não resta dúvida de que o controle de natalidade é um dos meios mais viáveis para solucionar diversos problemas, ele é capaz de neutralizar os desníveis e assimetrias da explosão demográfica, sobretudo em áreas economicamente subdesenvolvidas.

O essencial é garantir a terra possua condições e recursos para suprir a grande demanda da população. Diversos problemas acabam ocorrendo devido a superpopulação de diversos locais, problemas esses de âmbito social, econômico, fisiológico, algumas pessoas vivem com muito enquanto outras vivem na extrema miséria, sem falar em prejuízos ambientais devido ao consumo excessivo e ao descarte inadequado de produtos.

Alguns locais do mundo adotam políticas de controle de natalidade visando evitar problemas no futuro com a superpopulação. Deve existir planejamento familiar, não apenas na quantidade de filhos, e sim analisar a questão da educação, da moradia, do emprego, da saúde e etc.

Um comentário

  1. maria alves
    26 de novembro de 2013

    _E muito maneiro essas coisas e muito legal pra que procura algumas coisa interessante mais a minha aria e prantica sexo

Deixe uma resposta