Saúde e Bem Estar

O que é Coqueluche?

Coqueluche é uma doença contagiosa que atinge o aparelho respiratório e causa bronquite. Também conhecida como tosse comprida ou tosse ruidosa.

Publicidade

Apresenta três fases: catarral, paroxística e fase de convalescença que permanece por até 3 semanas. É transmitida pelo contato com a pessoa doente através da secreção eliminada pela tosse, espirro ou ao falar. O período de incubação é em média, de 5 a 10 dias.

A coqueluche apresenta como sintomas como inflamação dos brônquios, febre baixa, tosse seca, expectoração, coriza e em casos mais graves pode ocorrer perda de consciência, convulsão, pneumonia, lesões cerebrais e até a morte.

Publicidade

Até 1940 a coqueluche foi uma das maiores causas de mortalidade infantil no mundo. Com a campanha de vacinação os casos da doença diminuíram cerca de 90%.
O tratamento é baseado na utilização de antibióticos para combater as bactérias. É recomendado repouso, ingerir bastante líquido, uso de sedativos leves para controlar as crises de tosse.

Para prevenção da doença é importante a vacina tríplice que é recomendada para crianças com dois meses de vida com alguns reforços. A maior causa de mortes refere-se a crianças que não foram vacinadas.

Neste ano no Brasil foram registrados alguns casos de coqueluche. Em 2010 ocorreram 427 casos, 80% eram bebês menores de um ano. No Rio de Janeiro no ano passado foram 13 casos, neste ano passou para 27. Os médicos ainda não sabem porque a doença voltou depois de 30 anos esquecida e mais comum em crianças. Porém ela é confundida com a gripe e quanto mais tarde foi descoberto o diagnóstico, mais grave ela pode ficar.

O diagnóstico é realizado pelo isolamento da Bordetella pertussis, depois é feito a cultura do material colhido da nasorofaringe. A coleta deve ser feita logo que a doença se manifesta para ter um resultado mais preciso.

Publicidade

Deixe uma resposta