Curiosidades

O que é coquetel molotov?

Coquetel molotov é uma bomba de fabricação caseira que é feita com uma garrafa com combustível e que tem um pavio no gargalo.

A arma surgiu na Segunda Guerra Mundial de 1939 a 1945 quando os guerrilheiros soviéticos utilizavam para atacar o exército alemão. O nome foi em homenagem ao chanceler e presidente do Conselho de Ministros da antiga União Soviética: Vyacheslav Mikhailovich Molotov. Ele mesmo fez uma encomenda de várias garrafas para usar contra os invasores.

Publicidade

Também foi usada na Revolução Cubana em 1959, quando Che Guevara ensinou como usar a bomba contra os veículos blindados.

O coquetel molotov teve origem quando surgiu a gasolina e era altamente inflamável. Porém os Finlandeses aprimoraram a técnica para usar contra o Exército Vermelho e foram produzidos 450 mil coquetéis molotov.

Publicidade

O exército polaco criou um dispositivo de ignição por impacto onde usavam alguns componentes como o éter etílico, ácido sulfúrico, clorato de potássio e açúcar.

A arma funciona por dispersão química de líquido inflamável após bater no alvo ou no chão. Então a parte do líquido evapora e causa uma explosão muito perigosa.

Outros componentes como sabão, detergente ou óleo aumentam a aderência do combustível ao alvo e provocam queimaduras graves.

Existe uma versão japonesa do coquetel molotov que surgiu em 1940. Uma era produzida com uma garrafa de cerveja com uma espoleta e uma rolha especial. A outra mais simples contendo combustível e agente incendiário.

Atualmente os manifestantes estão usando esta arma para protestar. Em manisfesto no Rio de Janeiro perto do Palácio Guanabara em razão da visita do Papa, uma pessoa foi presa por estar lançando coquetel molotov contra os policiais. Um dos policiais ficou gravemente ferido, com queimaduras no tórax e levado ao hospital com urgência.

Publicidade

Deixe uma resposta