O que é Corpus Christi?

Por:

Corpus Christi é a celebração do Corpo de Cristo. Além de ser uma comemoração do corpo e sangue é também um dos sacramentos da Eucaristia

Esta data significou a quinta-feira santa, um dia antes da morte de Jesus Cristo quando ele se reuniu com os seus apóstolos para a Última Ceia.

Os católicos então celebram a Eucaristia e consideram que Deus é o alimento espiritual da alma.

O que é Corpus Christi?

Corpus Christi começou a ser comemorado em 1193, quando a religiosa belga Juliana de Cornellon viu a Virgem Maria que pediu para fazer uma festa em homenagem ao corpo de Jesus na Eucaristia. Então em 1264, o papa Urbano IV reconheceu oficialmente está festa. Com isto os católicos deveriam honrar Jesus Cristo e pedir perdão a ele. O momento mais importante de Corpus Christi é quando são ditas as palavras ?Isto é o meu corpo e isto é o meu sangue?,que quer dizer que a hóstia e o vinho se transforma no corpo e sangue de Cristo.

No início as hóstias eram produzidas por religiosos,atualmente muitas fábricas produzem e alguns casos até vendem pela internet, porém ela só se tornam sagrada no momento da missa quando o padre diz a palavras mencionadas acima.

Também neste dia é realizada a procissão. Algumas cidades elaboram tapetes coloridos que são feitos de papel, serragem colorida, isopor, flores e folhas.
Atualmente algumas cidades usam cobertores coloridos que após serão doados para pessoas carentes.

No Brasil são realizadas em Ouro Preto, em Minas Gerais, Matão, no interior de São Paulo, Castelo (ES), São José do Rio Preto (SP), Rodeio (SC), Cabo Frio (RJ).
Corpus Christi é comemorado na quinta-feira após o domingo de Pentecostes e Pentecostes acontece 50 dias depois do domingo de Páscoa.

Deixe uma resposta