O que é corrupção?

Por: hiper

Quando o assunto é politica no Brasil normalmente vem associado a outro assunto a corrupção. É uma infelicidade que num país tão grande como o nosso ainda exista esse tipo de prática, porém, é muito interessante que saibamos tudo sobre essa temática que ainda nos assombra.

 O que é corrupção?

Podemos definir a corrupção como sendo uma forma de usar as competências legisladas para conseguir fins privados que são ilegítimos. É toda forma de desvio de poder do Governo para ser usado contra aqueles que se opõe a determinadas forças politicas e também o desvio de dinheiro publico com objetivos escusos.

Mas, para quem pensa que corrupção é apenas o desvio de dinheiro publico está muito enganado, pois, existem outras diversas formas de corrupção como, por exemplo, uso da força policial para conseguir objetivos pessoais. E também quando um funcionário publico comete um ato ilegal está cometendo corrupção isso por que ele é pago para agir dentro da lei. Evidentemente essa ultima situação só acontece quando o ato está ligado ao trabalho do funcionário, pois, se o ato ilegal em questão está ligado a outras atividades então se configura como um crime comum.

Você pode ter diversas formas variadas de corrupção que podem incluir ações como suborno, extorsão, nepotismo, peculato, negócios escusos, lavagem de dinheiro, fisiologismo e muitas outras ações que visivelmente se configuram como atos ilegais e contra a legislação.

O que é considerado corrupção difere de país para país, pois, cada qual possui as suas próprias leis e regras sociais.

3 Comentários

  1. sil
    12 de julho de 2011

    a corrupição é um ato que deve ser destruido concorda?

  2. ñ
    16 de agosto de 2011

    por que quem faz a lei é nós

  3. Dener
    8 de setembro de 2011

    A corrupção é um ato ilegal que todos nos podemos combater. Começando ao votar.

Deixe uma resposta