O que é cosmetologia?

Por: hiper

Conheça mais sobre essa profissão que cria cosméticos.

Cosmetologia é a área que trabalha com a descoberta, pesquisa e desenvolvimento de fórmulas farmacêuticas de produtos cosméticos utilizados em tratamentos de cabelos, pés, mãos, pele, entre outros. Para desenvolver este trabalho é preciso ser licenciado e especializado nesta área.

O que é cosmetologia?

Local de trabalho

O local de trabalho pode ser em sua própria casa, pequenas lojas ou mesmo fazendo parte de equipes de salões de beleza e SPA. O trabalho, em geral, é de acordo com o pedido da empresa, que solicita um produto específico, embora, exista aqueles profissionais que são procurados diretamente por clientes finais, a fim de solicitar um produto exclusivo.

Cabelos

A cosmetologia é grande aliada de cabeleireiros. Graças a ela existem shampoos, hidrantes e colorantes próprios para cada tipo de cabelo. Praticamente todos os problemas relativos ao cabelo ou ao couro cabeludo podem ser tratados com produtos cosméticos, sabendo qual utilizar para cada tipo de cabelo. Em casos mais extremos, deve-se recorrer a um dermatologista.

Cuidados com a pele

Para desenvolver produtos adequados a cada tipo, são estudados os tipos de peles existentes. Para cada uma, química diferente é utilizada em seus produtos, de forma a privilegiar quem tem pele oleosa, seca, mista, etc.

A formação

Para ser um cosmetologista, é necessário estudo específico e uma formação em escolas de beleza ou mesmo cursos voltados a área da farmácia. Estas escolas mantém em seu currículo toda uma parte teórica, onde o aluno estuda os tipos de peles e as formulações básicas e uma parte prática, que pode incluir um estágio na área, ajudando o aluno a ingressar no mercado de trabalho.

Os cursos da área são genéricos, onde o aluno irá aprender sobre a fabricação de qualquer produto cosmético, mas é possível ele se especializar apenas com produtos para cabelo, pele ou unhas, por exemplo.

Habilidades

O trabalho do cosmetologista é bastante desafiador, pois é preciso se adaptar e criar produtos próprios para cada tipo de pessoa ou pele. Por exemplo, o tipo de blush ou qualquer outra maquiagem de um artista, vai depender do tipo do seu rosto. Não é igual para todos, por isso ele deve ter uma sensibilidade criativa para cada caso.

Riscos da profissão

Dependendo do tipo de ambiente de trabalho, esta é uma profissão que pode acarretar riscos a saúde, pois envolve o manuseio de uma grande quantidade de produtos químicos. Sem a devida proteção, pode acontecer de respirar estes produtos. Por isso, é preciso utilizar equipamentos de proteção próprios para o tipo de trabalho, como máscaras e luvas.

Deixe uma resposta