O que é couro vegetal

Por: Adriano Barreto

“Descubra o que é este tipo de couro e que tipos de produtos podem ser feitos com ele”.

Se você é o tipo de pessoa que ama a aparência e a funcionalidade do couro, mas está comprometida com um estilo de vida que proíbe o uso de produtos de origem animal, a escolha certa é o couro vegetal. Roupas, sapatos, malas, bolsas e acessórios de moda feitos de couro artificial são produzidos e comercializados como uma opção “animal-friendly” (amigo dos animais). Couro vegetal é produzido a partir de materiais sintéticos, sem utilizar quaisquer produtos de origem animal e é também chamado de couro sintético ou artificial.

O que é couro vegetal

Um couro não tão artificial

Além de ser livre da crueldade com que é utilizado ao se produzir peças de couro natural, as roupas de couro vegetal são flexíveis e respiráveis. Logo que surgiu a ideia de couro vegetal, a utilização foi quase que totalmente voltada a estofados que não tinham essas qualidades de flexibilidade, além disso, no início este tipo de couro era produzido com um pó de couro de animais, que apesar de não ser completamente natural, não podíamos dizer que era um couro 100% vegetal. Hoje já podemos dizer isso, já que o couro vegetal é produzido totalmente com materiais sintéticos, a maioria oriundo do petróleo.

Dentro do que é produzido hoje, há o couro feito a partir de uma base de tecido revestido com cloreto de polivinila (PVC). As pessoas que se preocupam com o meio ambiente e com o bem-estar animal buscam formas de evitar este tipo de couro sintético, pois ele não é tão ecológico como os outros tipos de couro artificiais citados. O couro feito a partir do PVC utiliza determinados procedimentos industriais para sua produção que são prejudiciais ao meio-ambiente. Outros tipos de couro vegetal podem ser produzidos a partir de microfibra, poliéster ou nylon, que fazem um produto final mais maleável, macio e suave do que aqueles feitos a base de PVC.

Couro a partir de fontes vegetais

Nem todo couro vegetal é feito apenas a partir de materiais sintéticos. Alguns tipos de couro vegetal utilizam-se de fontes vegetais, como algas marinhas. Mas ainda é pequena a utilização deste tipo de material pela indústria, já que a maioria utiliza-se de produtos petrolíferos para sua fabricação.

Aparência

A maioria do couro sintético é visualmente indistinguível do couro verdadeiro. Mesmo com a não utilização do couro de animais, muitos ambientalistas questionam se não seria mais correto a não utilização do couro vegetal e sim o uso apenas de fibras naturais, mas estas não se assemelham ao couro real. Outra preocupação é se a escolha por produtos de couro artificial que são muito parecidos com o real não iria incentivar o uso de produtos de couro natural.

 

Deixe uma resposta