Artes e Cultura

O que é Criptografia?

Quem nunca teve algum segredo que desejou passar para outra pessoa e que mais ninguém pudesse compreender o que está escrito na mensagem? Isso é a criptografia é uma maneira de codificar e decodificar as mensagens. Esse tipo de processo existe há muitos anos na humanidade, porém, com o advento da internet passou a ter outro significado e função. Nesse artigo vamos explicar em detalhes o que é e como funciona a criptografia.

Publicidade

A palavra Criptografia surgiu com a mistura de duas palavras “Kryptós” e “Gráphein” que significam oculto e escrever respectivamente. O conceito básico de criptografia é codificar e decodificar mensagens, ou seja, criar um tipo de código que torne a mensagem compreensível somente para o emissor e receptor. Diversas técnicas são criadas todos os dias para melhorar a codificação de informações.

Quando a criptografia está ligada a informática ela tem o que é chamado de chave ciptográficas que são conjuntos de bits que funcionam como uma chave para codificar ou decodificar as informações. Se acontecer de alguém usar uma chave errada para tentar decodificar a mensagem a tornará ilegível.

Publicidade

Com o surgimento de pessoas e métodos para decodificar as informações de outras pessoas a criptografia evoluiu e criou novas chaves para as mensagens. Existem várias chaves para um único arquivo.

Desde o tempo de mensagens escritas em papel e enviados por mensageiros até as elaboradas chaves criptográficas da informática a criptografia evoluiu continuando sendo muito útil para as pessoas e para a humanidade. Uma forma interessante de manter os seus segredos bem guardados.

Publicidade

Deixe uma resposta