Curiosidades

O que é criptonita?

É um mineral branco e que não possui radioatividade. Ao contrário do que era apresentado nos filmes do Super-Homem que era de cor verde e que destruía o homem de aço.

Está descoberta ocorreu em uma mina na Sérvia por geólogos e recebeu o nome de jadarita em razão de Jadar, nome da localidade da sérvia onde o mineral foi encontrada e analisado.

Publicidade

Ocorreu na mineradora Rio Tinto e os geólogos contaram com a ajuda do museu britânico descobrir de qual substância se tratava. Através de pesquisa constataram que fórmula química era igual da pedra das histórias em quadrinho.

Este novo mineral foi analisado na Inglaterra e constatado que sua composição era de hidróxido silicato de sódio e lítio e não oferece nenhum risco e pode ser utilizado na fabricação de pilhas, baterias, fuselagens de aviões e medicamentos.

Publicidade

Antes desta descoberta acontecer a criptonita verde surgiu no rádio na história do “Superman” Depois apareceu novamente no rádio em 1945 e em um filme em 1948.
Nas história do super-homem ocorre uma reação nuclear no interior do planeta Krypton que causa uma explosão que destrói tudo. Então fragmentos do planeta destruído tornaram radioativos pelo caminho. Estes fragmentos foram chamados de criptonita. Ela não reage com o oxigênio e não entra em combustão.

Desta forma os criptonianos ficam fracos ao ter contato com a criptonita e podem morrer. A energia deles é na forma de raios gama, radiação ionizada, que pode expulsar os elétrons dos átomos. Os Raios-x, outra forma de energia eletromagnética, são também outro tipo de radiação de ionização.

Restos do mineral são usado pelo inimigo do super homem, o vilão Lex Luthor, ele usa a pedra como arma durante a história. Então ele pede seus poderes como voar, enxergar através da parede, se locomover muito depressa e ser indestrutível.

Publicidade

Deixe uma resposta