Curiosidades

O que é Cristal?

Cristal é um corpo sólido que se caracteriza por estrutura molecular simetricamente orientada (tal simetria pode ser observada aos raios X), e cujas partes componentes, perfeitamente homogêneas, não apresentam entre si diferenças físicas ou químicas.

Publicidade

Os cristais se desenvolvem, geralmente, sob formas irregulares e diferentes tamanhos, mas não raro se apresentam sob formas poliédricas, com ângulos constantes, o que permite agrupá-los em seis sistemas básicos. Em 1669, Nicolaus Steno observou que os ângulos correspondentes entre as faces dos cristais de uma mesma substância, quando medidos numa mesma temperatura, se mantinham constantes. A maioria dos mineralogistas concorda em que os cristais podem ser agrupados nesses seis sistemas básicos: cúbico; tetragonal; hexagonal; ortorrômbico; monoclínico e triclínico; contudo, uma classificação mais rigorosa chega a incluir 32 tipos.

Em sua maior parte, os sólidos são constituídos de cristais; o cimento, a argila, o ferro, o alumínio, o gelo, a neve; inúmeras pedras preciosas são cristais simples. Uma das mais belas formas sob as quais se apresentam os cristais é o chamado cristal de rocha, variedade do quartzo incolor, puro e bem cristalizado, muito utilizado na indústria óptica e também como pedra semipreciosa: não se deve confundir o cristal de rocha com o comum vidro de cristal; neste, a beleza é apenas exterior, ao passo que naquele, resulta da estrutura molecular: quebrando-se ambos, o vidro se estilhaçará de inúmeras formas; o cristal de rocha se conservará, mesmo nos cacos, a característica geométrica do prisma bipiramidal. Esta característica dos cristais, que permite sua divisão mais fácil no sentido natural de suas camadas, tem o nome de clivagem.

Publicidade

A formação dos cristais é uma das mais fascinantes da natureza, as moléculas animam-se, sobem, descem, atraem-se, repelem-se, até que acabam se sobrepondo lateral e verticalmente, do modo o mais regular possível para compor a rede cristalina.

Publicidade

Deixe uma resposta