Curiosidades

O que é cromagem?

Cromagem é a aplicação de cromo num material metálico. Também é chamada de cromação. Este processo é realizado para que o material tenha resistência à corrosão, ou até mesmo para estética. Em alguns casos é usado também em bijuterias e joias. É processo de galvanoplastia parecido com a zincagem ou niquelação.

Publicidade

Existe a e cromagem por imersão que é o mais usado onde o material passa por lavagens, desengraxes, decapagem e ativação.

Os cromos mais usados são 3+ (trivalente) e o 6+ (hexavalente),conhecido também como cromo duro que são usados em pigmentos, tintas, curtimento de couro.

Publicidade

O cromo trivalente é encontrado no organismo humano. Em alguns países o cromo hexavalente, é proibido pois pode causar câncer, porém no Brasil ainda é utilizado.

Todo procedimento que envolve a cromagem é supervisão por um químico e um técnico em galvanoplastia e através de licenças ambientais.

O material recebe o banho de cobre e de niquel para depois ir ao banho de cromo trazendo brilho a peça.

As peças que recebem o tratamento de cromo são materiais que passam por atritos contínuos. Por exemplo em camisas e hastes de cilindros. As camadas de cromo tem de 0,02 a 0,20mm e pode chegar até a 0,60mm.

Este processo resiste à ácidos e álcalis, porém o ácido clorídrico consegue atacá-lo. O cromo não absorve, não retem e não umedece. Tem alta resistência ao calor e que pode chegar a 1900 graus centígrados.

Outros exemplos de peças cromadas são moldes para extrusão usados nas indústrias de embalagens, ferramentas de repuxe e estamparia e cilindros hidráulicos.

A cromagem decorativa é quando usa-se uma camada fina de cromo, usado para melhorar a aparência do material e torná-lo resistência à corrosão. Este tipo de cromagem é muito usado em aramados, pára-choques e rodas.

Publicidade

Deixe uma resposta