Ciência e Matemática

O que é cromoterapia?

Cromoterapia é uma ciência que utiliza as cores para atingir o equilíbrio do corpo. Esta técnica já foi estudada por civilizações antigas como o Egito, Índia, Grécia e China. Os gregos e egípcios utilizam a cromoterapia associado a música para obter bem estar.

Publicidade

Em 1810 o cientista alemão Goethe desenvolveu o conceito das cores primárias e secundárias e suas propriedades fisiológicas. Em sua obra ?Teoria das Cores? apresenta a influência das cores na vida do ser humano.

A cromoterapia é usada com outras terapias como aromaterapia, reiki, musicoterapia e muito procurada nos dias de hoje em razão da agitação do cotidiano. As pessoas ficam estressadas, com insônia e com diversos problemas de saúde e então encontram na cromoterapia uma forma de cuidar do corpo e da mente.

Publicidade

Esta técnica pode ser aplicada de diversas formas, através de luzes, roupas, alimentos e projeção mental. No lar pode ser usada na decoração, na pintura, na iluminação, em locais que mais frequentamos. Na sala de estar, por exemplo, pode ser usada nas paredes a cor rosa ou salmão com detalhes em verde para tornar o ambiente relaxante. Outra forma de aplicação é através de visualizações coloridas imaginando-se no meio de paisagens.

Os estudiosos desta área desenvolveram uma tabela de cores e os benefícios de cada uma, como por exemplo,utilizar uma luz de cor azul no quarto pode garantir uma boa noite de sono. Já o verde é muito eficaz nos problemas digestivos e do sistema nervoso, também alivia o estresse e como é uma cor encontrada na natureza traz sensação de bem estar. Para os estudantes que precisam aumentar a concentração mental, devem usar o amarelo, e para as crianças que possuem problemas respiratórios usar o vermelho. As maternidades usam a luz ultravioleta no tratamento da icterícia apresentada pelos prematuros.

Publicidade

Deixe uma resposta