Notícias e Atualidades

O que é crônica?


A crônica é um tipo de narração, uma história curta em grande parte das vezes. Você pode encontrar crônicas em livros (podem ser compilações e crônicas), jornais (em sessões especificas para as histórias), internet e diversos meios de comunicação.

Em grande parte as crônicas falam do dia-dia, sempre tem algum tipo de ensinamento, não explicito, mas incutido na narrativa. Há algumas características nas crônicas. Você vai encontrar essas histórias tanto em primeira como em terceira pessoa. O estilo coloquial também é bem marcante e talvez seja o que torna mais gostoso ler uma boa crônica.

A linguagem pode variar de acordo com a intenção do autor, uma linguagem que vá pelo caminho da ironia ou do humor. Realmente varia muito de escritor para escritor. Os fatos dessas histórias podem ser reais ou fictícios.

A denominação deste tipo de textos, crônica, vem do latim chronica e significa algo como contar acontecimentos em ordem cronológica. Podemos entender como uma espécie de registro dos acontecimentos em sua ordem original.

O advento da imprensa fez com os dois últimos séculos fossem povoados de crônicas, isso por que este tipo de história vai muito bem nas paginas dos jornais.

15 Comentários

Deixe uma resposta