O que é crossdressing?

Por: Paula Campos

“Travestismo” foi um termo criado, em 1910, pelo médico alemão Magnus Hirschfeld. O termo designava aquelas pessoas que sentiam prazer em, simplesmente, se vestirem com roupas que fossem consideradas do sexo oposto ao seu. Não havia uma relação direta entre o travestismo e as inclinações sexuais dos chamados travestis.

O que é crossdressing?

Entretanto, no decorrer do curso da história da humanidade, o termo “travestismo” começou a agregar significados pejorativos e muitos travestis, hoje em dia, preferem ser chamados de crossdressers. Há, ainda, uma diferenciação entre travestis, crossdressers, drag queens, e transexuais para que não haja nenhuma confusão de termos e significados.

O que é crossdressing?

Apesar do termo “travestismo” ter sido cunhado no século XX, o desejo de certas pessoas em se travestirem com roupas e adereços do sexo oposto já existe há muito tempo, desde a antiguidade.

Nem todo crossdresser é homossexual e nem todo homossexual é crossdresser. Apesar disso, ainda existem pessoas que discriminam outras pela simples razão de que são diferentes. Infelizmente, ainda há muita falta de informação e respeito quando o assunto é sexualidade.

Por outro lado, nos dias de hoje, já é possível uma discussão um pouco mais aberta e sincera a respeito desses antigos tabus.

Curiosidade: Existe um filme dirigido por Tim Burton (o mesmo que dirigiu “Alice no País das Maravilhas”, “Os Fantasmas se Divertem”, dentre outros) que conta a história de um diretor de cinema que praticava o crossdressing. O filme se chama rel=”nofollow” target=”_blank””Ed Wood” e vale a pena assistir.

Deixe uma resposta