O que é crossfit

Por: Adriano Barreto

“Conheça esta modalidade esportiva que está surgindo nas academias brasileiras”.

Crossfit é um programa de condicionamento físico que já é moda nos Estados Unidos e está chegando com força ao Brasil, presente em muitas academias por aqui. Este esporte surgiu no país norte-americano, na década de 80, inventado por Greg Glassman. Em 2000, Glassmann começou a publicar vídeos e a divulgar na internet a modalidade por ele criada, foi quando ocorreu o grande boom, virando uma febre por lá.

O que é crossfit

Quem pode fazer

Esta modalidade surgiu a partir dos treinamentos que foram realizados com algumas forças de elite e militares, para então ser adaptadas, sendo possível de ser praticado por qualquer pessoa. E é essa sua ênfase atual, uma modalidade que qualquer um pode fazer, independente da idade, dos problemas de saúde ou de suas deficiências. Isto porque o treino é bastante individualizado, se adaptando À capacidade de cada um e tendo apenas uma limitação: você.

O corpo visto integralmente

Este é um esporte muito completo e considerado de alto desempenho. Nesta modalidade, usamos principalmente os movimentos funcionais, como os músculos e articulações, através de uma combinação de vários exercícios, que irão envolver diferentes músculos do corpo. Essa é a premissa criada por Glassman, tratar o corpo como um todo e não cada músculo em separado, como acontece nas academias. Um exemplo disso, é que não existem equipamentos que trabalham apenas um músculo, como na musculação, tornando o corpo uma unidade.

Exercícios rápidos e de alto desempenho

Os exercícios do crossfit são criados para que o alto desempenho e a rapidez na execução deles seja primordial. Com isso, teremos um treinamento de atletas completos, em todas as suas capacidades físicas como: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

A rapidez do treinamento, beneficia quem não tem muito tempo para se exercitar. Uma aula pode ter apenas 15 minutos, pois a intensidade desta aula é muito alta. Como são aulas rápidas, poucas pessoas participam ao mesmo tempo, fazendo com que haja um ótimo acompanhamento pessoa por pessoas.

Inimigos da rotina

Cada treino é diferente do outro, fazendo com que você não caia na rotina existente em modalidades como a musculação. O que você vai fazer hoje, não será o mesmo de ontem e cada dia é uma novidade e um novo desafio a ser superado.

Os objetivos e benefícios do crossfit são vários, como perda de peso, ganho muscular, aumento da resistência, maior flexibilidade e alongamento corporal, como foco no principal: sua saúde.

Deixe uma resposta