O que é Crowdfunding?

Por: Jefferson Santos

Crowdfunding, um conceito firmado há muito tempo e que ganhou este nome inteligentemente em terras norte-americanas, tem em seu fundamento algo bem menos assustador que a primeira impressão passada pelo nome aos menos habituados à língua inglesa, de modo simples e em bom português, colaboração coletiva.

O que é Crowdfunding?

Para facilitar o entendimento vale dizer, que, desde os tempos antigos, a tradicional expressão “vaquinha” existe no vocabulário da maioria dos brasileiros, sendo uma alusão ao ato de se contribuir mutuamente com algo de interesse coletivo, ou que de alguma maneira possa beneficiar um público ou projeto, e é exatamente este conceito que ganha força através do nome crowdfunding.

Traduzindo a palavra fielmente para o português pode se afirmar que seu significado é “Financiamento de multidão” o que na prática quer dizer ofertar algo que seja interessante para um grupo de pessoas e receber recursos deste grupo a fim de fazer acontecer um projeto. Uma ideia extremamente interessante e que, se bem trabalhada pode produzir bons frutos tanto aos grupos de colaboradores, quanto aos idealizadores de projetos inovadores que acabariam engavetando tais projetos por falta de recursos.

A transposição deste conceito para a internet ganhou o mundo e tornou-se o foco de inúmeros investidores e colabores ao redor do mesmo. O primeiro site de crowdfunding voltado a financiamento de projetos a que se tem notícia foi o kickstarter.com e que acabou por dar origem a uma série de outros similares e até mesmo com conceitos diferenciados. No Brasil entre os principais sites de financiamento colaborativo está o Catarse.me, que funciona basicamente como o kikcstarter, os donos de projetos inovadores que são capazes de motivar e mobilizar um grupo de pessoas dispõem os mesmos no site e divulgam para a comunidade alvo, os colaboradores ganham brindes de valor agregado pela participação no projeto de acordo com o valor da cota de patrocínio escolhida, de modo geral Crowdfunding é a conexão entre bons projetos, e pessoas que se interessam pela concretização de tal.

Deixe uma resposta