Curiosidades

O que é Cruz Vermelha?

Organização preocupada com assistência de vítimas de catástrofes ajudou milhares de pessoas necessitadas em todo o mundo.

A Cruz Vermelha é uma organização internacional que presta socorro e assistência para as vítimas da guerras e outras catástrofes como terremotos, tornados, enchentes. Esta organização não possui fins lucrativos.

Publicidade

Foi criada pelo suíço Jean Henri Dunant em 1863. As pessoas que trabalham para ela são voluntários e conta com profissionais como médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos.

Sua sede é em Genebra na Suíça e aí que são elaborados os planos de ação que contam com a ajuda do governo. Dia 8 de maio comemora-se a Cruz Vermelha Internacional que conquistou o prêmio Nobel da Paz nos anos de 1917, 1944 e 1963.

Publicidade

A Cruz Vermelha Brasileira começou em 1907 através do Dr. Joaquim de Oliveira Botelho que se inspirou em outros países e queria ajudar as pessoas através desta sociedade. Ele teve ajuda de outros profissionais da área de saúde e então realizou uma reunião para definir quais as atividades que iriam desenvolver. No dia 5 de dezembro de 1908 ficou definida como a data de fundação da Cruz Vermelha Brasileira e seu primeiro Presidente foi Oswaldo Cruz.

Depois formou-se um grupo chamado de “Damas da Cruz Vermelha Brasileira”, formado por senhoras da sociedade carioca que tinham como objetivo montar uma equipe de enfermeiras voluntárias. Então foi criada em 1916 a Escola Pratica de Enfermagem dirigida pelo Dr. Getúlio dos Santos e também Capitão Medico do Exército.

A Cruz Vermelha prestou ajuda no final da Guerra informando aos europeus que estavam no Brasil, a situação de familiares desaparecidos. Durante o ano de 1918 também ajudou na epidemia de gripe que ocorreu depois da guerra. Outro doença que a Organização prestou socorro foi em relação a tuberculose e as doenças venéreas.

Atuou também na II Grande Guerra que ocorreu entre 1939 e 1945. Neste período aconteceu a coleta e o envio de correspondências e donativos para as vítimas da guerra em todo mundo.

A Cruz vermelha também foi responsável pela “Operação Nordeste” em 1984 na qual atendeu muitas pessoas que sofreram com a seca naquela região.

Todo o trabalho desenvolvido pela organização é feito por voluntários que são pessoas com vontade de ajudar o próximo sem esperar nada em troca, somente o bem estar e a melhora de vítimas que geralmente sofrem com as catástrofes e doenças.

Publicidade

Deixe uma resposta