Curiosidades

O que é cubo de rubik?

Jogo desafiador que desenvolve habilidades como paciência e organização.

Cubo de Rubik ou cubo mágico é um jogo parecido com um quebra-cabeças porém um pouco mais complexo e seu formato é tridimensional.

Publicidade

O cubo mágico foi criado em 1974 pelo Húngaro Ernõ Rubik, por esse motivo foi lhe dado este nome. Este jogo é vendido no mundo inteiro e já chegou a 900 milhões de unidades vendidas. Ainda no ano de 1974 ganhou o prêmio alemão do “Jogo do Ano” .

Seu criador ao descobrir este objeto tinha a intenção de ajudar a explicar o conceito da terceira dimensão aos seus alunos de arquitetura. Então construiu uma peça em madeira e pintou os seus lados de forma colorida.

Publicidade

Sua montagem é um pouco difícil pois para concluir o jogo suas faces devem ter todas as peças da mesma cor, possuindo 26 cubos pequenos. E o jogo é desafiador e pode ser jogado por crianças e adultos de qualquer idade. Ele fez tanto sucesso que até foram lançados livros para ajudar a conseguir que as 6 faces do cubo ficassem organizadas.

Na década de 80 é que o jogo ficou mais famoso e foi nesta época que o matemático Morwen Thistlethwaite conseguiu resolver o jogo usando apenas 52 movimentos. A cada ano alguém descobria uma forma de fazer menos movimentos e em 2010 ele foi resolvido usando 20 movimentos. O número de combinações possíveis do objeto podem chegar a 43 quintilhões.

Estudos realizados por matemáticos, engenheiros e programadores constataram que o número médio para conseguir montar o cubo é mesmo de 20 movimentos.

Em 1981 a venda do produto aumentou muito e houve a necessidade de criar centros de produção na China, em Hong Kong e no Brasil.

Em 1985 os direitos autorais foram comprados por Seven Towns. Então Erno Rubik e Seven Towns começaram a trabalhar próximos. Rubik continua estudando formas de criar outros tipos de quebra-cabeças que desafiem os jogadores.

Em janeiro de 2001, o australiano Feliks Zemdegs conseguiu resolver o jogo em tempo recorde de 5.66 segundos. Porém o seu criador demorou um mês para conseguir colocar todas as cores no lugar.

O cubo é feito de plástico e sua versão mais comum é a 3x3x3 que possui 6 faces de 6 cores diferentes somando 54 peças.

Aprender a montar o brinquedo ajuda a pessoa desenvolver algumas habilidades que podem ser úteis na vida. Desenvolve a organização, senso estético e matemático.

Também ajuda a ter paciência, dedicação e perseverança.

Publicidade

Deixe uma resposta