O que é cultura?

Por: Juliana Batista

A palavra cultura pode ser empregada nos mais diversos sentidos: agricultura, conjunto de idéias, cultura de massa, cultura popular e cultura erudita. Saiba mais sobre cada uma destas denominações de cultura.

O que é cultura?

O termo cultura geralmente é empregado no sentido de conhecimento e idéias, mas também pode ser aplicado no sentido de agricultura, cultura de massa, cultura erudita e cultura popular. Separamos abaixo uma breve descrição de cada uma destas denominações de cultura para que você possa ter uma visão geral do que é cultura.

Cultura como agricultura – a cultura, quando se refere à agricultura, significa o cultivo no solo. Para cada país e região, existe um determinado tipo de cultura típica. Nos Estados Unidos é comum a cultura do milho, existindo até uma região denominada como corn belt ( cinturão do milho). No Brasil, o Vale do Ribeira em São Paulo é uma região conhecida pela cultura do chá.

Cultura como conjunto de idéias – a cultura no sentido de conjunto de idéias é o termo mais popular para o emprego da palavra cultura. De uma forma geral, pode-se dizer que cultura é o conjunto de idéias, atividades e modo de agir e pensar de um povo ou comunidade. A cultura espanhola, por exemplo, é marcada pela dança flamenca, pelas touradas e pelo canto jondo. A cultura africana é marcada pelas festividades e danças típicas, assim como a religiosidade voltada para o candomblé e umbanda. No Brasil, podemos apontar dentro da cultura o jeitinho brasileiro, a hospitalidade e também, para cada uma das regiões, o folclore típico, que se enquadra dentro do conjunto de cultura popular.

Cultura de massa - a cultura de massa também é conhecida como cultura pop. Nesse sentido temos aí todas as imagens e fatos que fazem com que dado fenômeno seja de fácil reconhecimento através de gerações ou até sociedades. Um exemplo de cultura de massa sãos as ilustrações do artista americano Andy Warhol e a música americana, como um todo.

Cultura popular - a cultura popular está diretamente ligada ao folclore. No Rio Grande do Sul temos a tradição cultural do pastoreio, assim como na região norte temos a cultura do boi bumbá. A cultura também pode ser empregada no sentido de intelectualidade, de ser culto, quando se diz que a pessoa tem cultura.

Cultura erudita – cultura erudita é o tipo de cultura produzida por uma minoria intelectual. Um bom exemplo de cultura erudita é a arte que é produzida destinada aos museus.

Deixe uma resposta