Comidas e Bebidas

O que é cup cake

“Descubra o que o cup cake, qual sua origem e aprenda a fazer seu próprio cup cake”.

Cup cakes são aqueles deliciosos, delicados, pequenos e coloridos bolos. Dada sua delicadeza e tamanho, são chamados em muitos países de “fairy cake” (bolo fada). Seu aspecto lembra muito os muffins, servindo apenas uma pessoa.

Publicidade

Qualquer tipo de bolo pode ser transformado em um cup cake, com as devidas modificações e derivações de ingredientes. Sua grande característica é o tamanho, mas também a beleza na qual um simples pedaço de bolo pode se transformar, com suas coberturas de chocolate, glacê ou chantilly. Mais do que fazer um bolo, criar cup cakes é uma arte de decoração.

Origem do nome cup cake

Muita gente traduz erroneamente o nome cup cake como bolo de caneca. Eles podem ser servidos direto na caneca ou envolto em um fino papel, como os de bolo inglês, mas a origem de seu nome não vem daí. O cup cake surgiu por volta do século 19, nos Estados Unidos, quando as donas de casa mediam todos os ingredientes em uma mesma xícara, o que acabou dando origem ao nome.

Publicidade

Fazendo um cup cake no micro-ondas

Fazer seu próprio cup cake direto em uma xícara é muito mais fácil do que você imagina e fica pronto em menos de 5 minutos. Aprenda a fazer agora. Você vai precisar de:

3 colheres de óleo
3 colheres de açúcar
4 colheres de leite
3 colheres de achocolatado
4 colheres de farinha de trigo
½ colher de chá de fermento
1 ovo

Agora em uma caneca, coloque o ovo e depois acrescente o óleo. Adicione na sua caneca o açúcar, o leite e o achocolatado. Mexa bem até que todos os ingredientes fiquem unidos de forma bem homogênea.

Vá adicionando pouco a pouco a farinha de trigo, sempre mexendo muito bem. Adicione aos poucos até que elas seja incorporada completamente à mistura.
Agora basta adicionar o último ingrediente, o fermento em pó, mexendo bem a mistura.

Pronto. Chegou o momento de levar ao micro-ondas o seu cup cake. Coloque 3 minutos e deixe a massa assar. Você irá perceber que o bolo começará a crescer, mas não se preocupe que ele não cairá para fora da xícara.

Após isso, está pronto seu cup cake, apenas remova da caneca.

Decorando seu cup cake

Você percebeu que ele ficou sem graça e não parece um cup cake? Faltou a parte decorativa. É nesta hora que você precisa deixar sua criatividade aflorar.

Coloque algum tipo de cobertura como merengue, glacê ou calda de chocolate. Isso já dará uma cara nova ao seu bolinho, depois incremente com chocolate granulado ou confeitos coloridos.

Passo-a-passo

 

Publicidade

Deixe uma resposta