Comportamento

O que é cyberstalker?

Saiba o que são estes perseguidores virtuais.

Cyberstalker são as pessoas que perseguem outras utilizando-se da internet. A expressão inglesa stalker significa perseguidor. Os cyberstalkers, em geral, criam perfis falsos para perseguirem suas vítimas, mas as ameaças são reais. Eles utilizam da sua capacidade de comunicação e principalmente do acesso à informação que é disponibilizada na internet para monitorar e assediar as suas vítimas.

Publicidade

Tipo de ameaça

Os cyberstalkers conhecem sua vítimas através da internet, em blogs, fóruns, chats e redes sociais e começam com alguns recados e elogios. Mas rapidamente isso se transforma em obsessão e as ameaças começam, após um longo período de monitoramento sobre todos os passos de suas vítimas. Eles enviam mensagens para suas vítimas falando tudo sobre elas, o que faz, os passos que dá, onde costuma sair, detalhes sobre a rotina e até mesmo que pessoas moram com elas. Rapidamente essas ameaças saem do mundo virtual e tornam-se cada vez mais reais.

A intenção do cyberstalker é simplesmente prejudicar a vida da sua vítima utilizando do anonimato e da distância que é disponibilizada pela internet. Em muitos casos as vítimas nunca descobrem a identidade real dos cyberstalkers, mas tem sua vida completamente abalada por estes agressores. Em outros casos os agressores chegam as vias de fato, tendo inclusive contato físico com as vítimas e até mesmo invasão aos seus domicílios.

Publicidade

Pessoas perturbadas

De acordo com a psicologia, os cyberstalkers são pessoas perturbadas, com baixa auto-estima, tímidas e que se utilizam da internet justamente para vencer essas barreiras, essas dificuldades que teriam no contato pessoal.

Busque ajuda

Não guarde para si esse tipo de ameaça. Ao perceber qualquer atitude estranha, corte o contato com essas pessoas e avise seus amigos, parentes e professores sobre o ocorrido. Mantenha todas as ameaças registradas, impressas e se necessário procure a polícia.

Dicas para não se tornar uma vítima

– Nunca dê seu endereço pessoal, mesmo que seja para receber cartões ou presentes;

– Realize pesquisas na internet digitando seu nome completo, documentos, telefone e/ou e-mail. Você poderá encontrar em blogs dados bastante pessoais sobre você e, caso isso ocorra, entre em contato com o site para que essas informações sejam removidas;

– Caso você esteja saindo de um relacionamento com namorado, noivo ou mesmo marido, procure redefinir todas as suas senhas de internet, banco e cartões de crédito;

Se você acha que seu computador está sendo observado, procure um técnico de informática para verificar se não há programas espiões em seu computador.

Publicidade

Deixe uma resposta