Saúde e Bem Estar

O que é Daltonismo?

Daltonismo nada mais é que uma alteração genética onde o indivíduo possui certa dificuldade de percepção entre algumas cores.

Publicidade

Esta anomalia é recessiva e está diretamente ligada ao cromossomo sexual X, e possui certas vantagens em quem a possui, como: melhor visão noturna e melhor percepção de elementos que passariam despercebido por pessoas não daltônicas.

A maioria dos daltônicos não conseguem distinguir tons de vermelho e verde quando há pouca luminosidade, outros não conseguem distinguir o azul do amarelo. O daltonismo ocorre devido a falta de substancias sensíveis a luz que são encontradas na retina do olho.

Publicidade

Como é hereditário, as mulheres podem ate serem portadoras desta doença, porém não sofrem com ela. Para que isso ocorra é preciso que o pai possua daltonismo e a mãe tenha o gene desta anormalidade e o transmita.

Existem alguns testes que podem ser realizados para analisar se o individuo é ou não daltônico. Quando diagnosticado, não tem cura, apenas tratamento para que haja uma melhora no contraste entre as cores devido ao uso de lentes específicas. Essas lentes são caras, e precisam ser feitas sob medida, de acordo com o problema e o grau deste problema de cada pessoa.

Estima-se que 8% dos homens possuam daltonismo e apenas 0,4 % das mulheres. Os homens precisam apenas de um alelo para portar o daltonismo, e as mulheres necessitam de dois, isso explica a grande incidência desta alteração no sexo masculino ser muito maior do que no sexo feminino.

Algumas coisas simples de se fazer se tornam extremamente desconfortáveis para daltônicos, como navegar pela internet em sites muito coloridos não é uma experiência muito boa. Semáforos também são frequentemente um problema para daltônicos, pois se torna difícil a percepção das cores, podendo até causar sérios acidentes. É importante que existam semáforos adaptados para os portadores de daltonismo.

Publicidade

Deixe uma resposta