O que é damasco?

Por:

Damasco é uma fruta que tem origem no nordeste da China e Rússia e é da mesma família da maçã, pera e pêssego. É arredondada, mede 3cm, a casca e polpa amarela ou alaranjada , possui flores brancas ou rosas. Seu nome científico é Prunus armeniaca L. Também é chamada de Albricoqueiro, apricó, abricoque, abricote.

O que é damasco?

A árvore desta fruta é o damasqueiro que pode chegar até 9 metro de altura. A árvore foi introduzida na Itália a cem anos antes do nascimento de Cristo e para os ingleses no século XIII. No Brasil como não se adapta ao solo, não encontramos muitas frutas e a maioria é importada do exterior.

Quando cultivada no Brasil, costuma ser em algumas regiões do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais. Em terras muito úmidas não consegue produzir.

Com o damasco pode ser feito licores, geleias, sucos e sorvetes. Possui ácido oleico e linoleico e vitaminas A e C. Também auxilia no tratamento e na prevenção do câncer por conter caroteno.

A fruta seca apresenta os nutrientes mais concentrados e por isso é melhor para a saúde, porém a fruta seca possui mais calorias, 238, sendo que a fruta fresca tem 48 calorias. Possui outras vitaminas, B1, B2, B3, B5, C, potássio, sódio, magnésio e fibras. Auxilia na anemia, raquitismo, desnutrição e cirrose. Muito bom para tosse, gripe e prisão de ventre.

Alguns tipos de damascos secos apresentam conservantes que podem causar alergias ou crises de asma . Também possui salicilato e este componente pode prejudicar quem é alérgico a aspirina.

Para comprar um bom damasco fresco a casca deve ser brilhante sem buracos ou machucados. Eles podem ser conservados por 3 dias na geladeira em um pote fechado, porém se estiver muito maduro é recomendado consumir no mesmo dia.

Deixe uma resposta