Artes e Cultura

O que é dança do ventre?

A dança do ventre é uma tipo de dança que demostram sensualidade da mulher. É uma dança árabe, do Oriente Médio e Norte da África com características ocidentais.
A história da dança do ventre é bem antiga, é a primeira dança feminina que surgiu. Os movimentos de contração e ondulação foram criados para aliviar dores menstruais e preparar os músculos para a gestação e o parto.

Publicidade

Sua origem era atribuída a rituais dedicados à deusa Ísis, em agradecimento à fertilidade feminina.

Existem vários tipos de dança: A egípcia apresenta movimentos sutis de quadril, domínio de tremidos, a norte-americana tem uma dança mais intensa em relação ao quadril e apresenta movimentos do Jazz, a libanesa tem deslocamentos bem simplificados. Já o estilo brasileiro é mais ousado, comunicativo e com muitos movimentos.

Publicidade

Os primeiros imigrantes árabes vieram da Síria e do Líbano em 1880 e se estabeleceram em São Paulo. No século XX mais imigrantes libaneses vieram para o Brasil e este foi o caso da bailarina palestina SHAHRAZAD Shahid Sharkey que chegou em 1957 e foi a pioneira na dança no Brasil.

Ela começou a praticar a Dança do Ventre na década de 70 no Brasil, mas já dançava desde os sete anos em diversos países árabes.

A bailarina Zuleika Pinho foi a primeira mulher a realizar uma apresentação de Dança do Ventre no Brasil em 1954, na época ela tinha 14 anos de idade.

A dança do ventre pode ser realizada com ou sem objetos. Existe a dança que utiliza leque de seda que tem origem na dança coreana e japonesa, com a espada onde a dançarina deve equilibrar o objeto em diversas partes do corpo. A dança com véu demonstra a leveza e o mistério da bailarina e também com candelabro na cabeça.

Publicidade

Deixe uma resposta