Jogos e Lazer

O que é Dança?


A Dança é a arte do movimento, conhecida como a arte de mexer o corpo. Sua origem é pré-histórica, no tempo em que as tribos primitivas batiam seus pés descalços ao chão, quando então perceberam que algo mais poderia acontecer se além dos pés, também batessem as mãos, criando então os primeiros movimentos, que chamamos de dança.

As apresentações em grupos aconteciam em cerimônias religiosas. Segundo os registros esses rituais deram início no Egito há dois mil anos a.C. Posteriormente na Grécia em jogos olímpicos. No Japão que ainda faz uso da dança em rituais religiosos. Em Roma é utilizada com sensualidade em suas festas, por veneração ao Baco, o deus do vinho.

Já no período renascentista a arte já estava sendo praticada em teatros. Surgindo então o sapateado e balé, sendo apresentados como espetáculos teatrais, com uma estrutura já mais completa e formada por: músicas, passos, vestimentas, iluminação e cenários. No século XVI iniciaram seus primeiros registros, e no século XIX surgem os ritmos: tango, valsa, entre outras em pares. Que foram rejeitadas pelos que não aceitavam mudanças no que já estavam habituados, os conhecidos conservadores. Chegando então o século XX com o surgimento do revolucionário rock’n roll e posteriormente os demais ritmos, mistura de novos povos e propagação de aspectos culturais. Chegando à atualidade, fazendo parte do cotidiano das pessoas e encontrada em todo o mundo.

14 Comentários

Deixe uma resposta