O que é Decomposição?

Por: Ananda Manica

A decomposição é um processo pelo qual uma determinada substância considerada complexa se reduz a mais substancias simples. As substancias que possuem capacidade de serem decompostas em duas o mais recebem o nome de compostos. As partes que constituem estes compostos são denominadas elementos, que não podem ser reduzidos a substâncias mais simples por meio de reações químicas.

O que é Decomposição?

Este processo na maioria das vezes atinge restos vegetais e animais através da ação de bactérias e fungos, que são considerados microorganismos decompositores. A decomposição é um processo muitíssimo importante, pois diversos nutrientes que estão no ecossistema podem ser reciclados diversas vezes beneficiando o equilíbrio ecológico.

Existem substâncias que demoram pouquíssimo tempo para serem decompostas, porém, há aquelas que perduram no ecossistema por milhares de anos, como pilhas, borrachas, vidros e etc. Estes objetos alem de demorarem a sumir espontaneamente, acabam prejudicando a vida dos seres humanos e também ao meio ambiente, podendo contaminar solos e lençóis freáticos. Os produtos de origem orgânica se decompõem muito mais rapidamente e ainda beneficiam o equilíbrio ecológico, pois eles servem de nutrientes para diversas plantações e podem ser reutilizados quantas vezes for necessário.

Muitos acreditam que é só jogar o lixo, ou os produtos que não são mais utilizados, na rua que a natureza se encarrega do resto. Estes estão redondamente enganados, pois o prejuízo é gigantesco, atingindo não só a flora e a fauna, como também a saúde dos seres vivos, e a sua qualidade de vida.

Durante o processo de decomposição, as bactérias e fungos se encarregam de realizar reações químicas, que convertem as substâncias, como restos animais e vegetais, em ácidos orgânicos bastante simples, como sair ou anidrido carbônico e a água.

A seguir algumas substâncias estarão listadas juntamente com o respectivo tempo de duração até que a sua decomposição se complete: papel ( 3 a 6 meses); copos de plástico (50 anos); vidro ( 4 mil anos); isopor ( 8 anos).

Deixe uma resposta