Saúde e Bem Estar

O que é deficiência intelectual?

É possível ter uma vida normal com deficiência intelectual vencendo as dificuldades e o preconceito.

Deficiência intelectual é uma dificuldade que a pessoa tem para resolver problemas, entender e obedecer a regras e até mesmo realizar atividades mais simples. Também pode ser chamada de deficiência cognitiva.

Publicidade

A causa mais comum é genética, mas também por ocorrer má-formação fetal ou problemas na gravidez. Também o tabagismo, alcoolismo, consumo de drogas, efeitos colaterais de alguns medicamentos podem provocar a doença além da desnutrição severa na infância. Doenças que a mãe apresenta sífilis, rubéola, toxoplasmose e doenças que o bebê possa apresentar como meningites e sarampo também causam a deficiência intelectual.

Estas crianças tem dificuldades na aprendizagem escolar, mas a maioria consegue superar os desafios. Quando a doença é mais severa necessitam de atendimento.

Publicidade

O professor identifica a criança que apresenta este problema e então deve dar uma atenção especial. Pode trabalhar com atividades paralelas descobrindo as habilidades da criança e isto irá contribuir para o desenvolvimento do aluno. Estas pessoas também podem se comportar como se tivesse menos idade.

A Deficiência Intelectual é diferente da doença mental. A Deficiência Intelectual é apenas um atraso no desenvolvimento da pessoa e que tem dificuldades para aprender e realizar tarefas do cotidiano. A doença mental é considerada uma doença psiquiátrica que necessita do uso de medicamentos e traz uma série de complicações. Porém qualquer que seja a deficiência pode ser superada e até mesmo ter uma vida normal apenas com algumas limitações.

Deficiência intelectual ocorre mais do que outras deficiências como surdez, paralisia cerebral e cegueira total.

Até mesmo atletas podem apresentar esta deficiência, mesmo assim podem competir com sucesso quando um treinamento específico é realizado para elas. O apoio emocional da família também auxiliam muitos estes atletas.

O diagnóstico é realizado através da observação da capacidade do cérebro, de como a pessoas conseguem aprender, pensar, resolver problemas. Também é observado se elas tem autonomia e independência.

Em primeiro lugar a família deve notar se a criança está se desenvolvendo normalmente, consegue se vestir, tomar banho e comer. Se a criança apresentar alguma destas dificuldades os pais devem procurar profissionais especializados como psicólogos, neurologistas e fonoaudiólogos.

O tratamento é realizado através do acompanhamento destes profissionais que vão descobrir quais os pontos fortes da pessoa. Também deverá ser incentivado para viver em sociedade para que possa interagir com as outras pessoas, podendo ter uma boa qualidade de vida.

Quem tem deficiência intelectual tem os mesmo direitos de qualquer outro cidadão como direito à vida, liberdade, igualdade, não-discriminação, segurança, educação, saúde,moradia e lazer.

Publicidade

Deixe uma resposta