Saúde e Bem Estar

O que é Deficiência Vitamínica?

A deficiência vitamínica indica que há a ausência ou a diminuição de vitaminas necessárias a saúde, no organismo. Essas vitaminas são obtidas se houver uma dieta bem balanceada.

Publicidade

Alguns sintomas podem ser sentido quando houver a deficiência vitamínica no organismo, são eles: enfraquecimento; perda de peso; cansaço; nervosismo; visão cansada; sono e etc. Se com esses sintomas não houver uma preocupação maior e até uma consulta ao médico, essas deficiências podem aumentar e até causar o aparecimento de doenças mais graves.

As vitaminas estão presentes no nosso dia-a-dia em diversos alimentos, que se consumidos poderão auxiliar na proteção do próprio corpo contra algumas doenças, algumas das principais vitaminas são as seguintes:

Publicidade

Vitamina A: Essa vitamina pode ser produzida pelo próprio corpo humano se for consumido alimentos que possuam caroteno. Os alimentos que possuem essa vitamina são: cenoura; verduras verdes; tomates; gema de ovo; queijo e etc. A vitamina A confere ao ser humano uma boa visão, resistência as infecções, e manutenção ao tecido epitelial, e quando não consumida ou produzida pelo corpo ela trás algumas deficiências como a cegueira noturna, infecção por decomposição dos tecidos e também afecção da córnea.

Vitamina B: Os alimentos que possuem essa vitamina são feijões; gema de ovo; fígado; cereais integrais; nozes; hortaliças; arroz e ervilhas. Auxiliam no crescimento muscular, deixa a pele sadia, auxilia também na manutenção da temperatura do corpo. Sua ausência implica em pele seca, atrofia muscular, problemas emocionais e também em fadiga.

Vitamina D: esta vitamina pode ser produzida pelo organismo através da exposição ao sol e também através do consumo de manteiga, gema de ovo, óleo de fígado de bacalhau e etc. Beneficia na assimilação do cálcio e na manutenção do equilíbrio do metabolismo. Sua ausência trás raquitismo e perda dos dentes em crianças; osteoporose e descalcificação nos ossos de adultos e também escorbuto.

Publicidade

Deixe uma resposta