Saúde e Bem Estar

O que é dengue?

Dengue é uma doença transmitida pela picada da fêmea do Aedes Aegypti que é um mosquito diurno. Este se desenvolve em água parada e acumulada. Os sintomas aparecem no 3º dia da picada do mosquito e o paciente pode apresentar forte dores de cabeça, febre alta, dor atrás dos olhos, náuseas,vômitos, cansaço e dor no corpo.

Publicidade

A primeira vez que a pessoa é contaminada contrai a dengue clássica na segunda vez é a dengue hemorrágica que é a mais grave. Os sintomas são os mesmos da clássica mas provoca também dores abdominais fortes, sangramento pelo nariz e boca, dificuldade respiratória. O perigo maior da hemorrágica não os sangramentos, mas a pressão arterial muito baixa. A meningite meningocócica tem sintomas parecidos, mas na dengue a pessoa fica grave mais rápido. Quando chega a este estágio o fígado fica mole e doloroso, pode ocorrer perda da consciência, levando a morte em 24 horas.

O mosquito mede menos de 1 centímetro e o indivíduo não percebe a picada porque não dói. O diagnóstico é feito através de exame de sangue, mas também existe a prova do laço onde o médico prende a circulação do braço com uma borracha, se aparecer pontos vermelhos é sinal de dengue.

Publicidade

Por enquanto não existe tratamento para a dengue, a indicação é tomar muito líquido e analgésicos para febre. Toda a medicação deve ser indicada pelo médico pois alguns antitérmicos são proibidos assim como anti-inflamatórios. A Fundação Oswaldo Cruz está desenvolvendo uma vacina contra a doença que entrou em fase de estudos clínicos, mas deve demorar 4 a 5 anos para conclusão.

A melhor maneira de prevenir esta doença é combater os focos do mosquito, não deixando água parada em vasos, pneus, latas e embalagens.

Publicidade

Deixe uma resposta