O que é Dente?

Por: Ananda Manica

O Dente é uma peça presente na boca de mamíferos e de alguns não mamíferos, que tem como função auxiliar no processo de mastigação de alimentos. Animais não mamíferos o utilizam para agarrar, sustentar e até despedaçar os alimentos. Certas vezes pode servir até de proteção em alguns animais, como na cobra cascavel, ele funciona como uma agulha de injeção, que é capaz de injetar veneno nas presas.

O que é Dente?

A morsa também é um exemplo de animal que usa seu dente para outros fins, ela o utiliza para arrastar o corpo sobre as praias rochosas, já os castores utilizam seus dentes afiados para cortar as árvores e construir os seus ninhos. Há animais que não possuem dentes como os passarinhos, as tartarugas, alguns tipos de peixes, os sapos e etc.

Os Seres Humanos possuem duas dentições, os dentes de leite, que aparecem por volta dos 6 meses de idade e os dentes permanentes, quando ela tem 6 anos. Os dentes de leite caem e dão lugar aos permanentes, que até esse momento ficam ocultos na gengiva, debaixo dos de leite. Os dentes de leite acabam caindo quando a criança vai ficando mais velha, pois os permanentes o empurram e esse processo se repete até o adulto possuir um total de 32 dentes permanentes.

Mesmo variando o tamanho e também a forma dos dentes, a sua estrutura interna é bastante semelhante. A porção que acaba sobressaindo das gengivas é denominada coroa e é composta de dentina, uma matéria óssea compacta recoberta de esmalte duro. A coroa vai se afinando no colo e finalmente acaba em uma ou duas raízes ocas. A abertura na base da raiz do dente permite que por ela passem os vasos sanguíneos e também os tecidos nervosos que constituem a polpa. A alimentação e um fator muito importante para que o crescimento dos dentes ocorre de forma perfeita. Vitaminas, cálcio, fósforo e outras minerais devem fazer parte da alimentação, bem como a higiene dos dentes também deve ser realizada de forma correta.

Deixe uma resposta