Beleza e Moda

O que é Dermatite de contato?

Muitas pessoas ainda não sabem o que é uma Dermatite de contato até descobrir que possui uma da noite para o dia. Parece curioso não? Mas é, saiba um pouco mais sobre.

Publicidade

A dermatite de contato nada mais é que uma inflamação que ocorre na pele quando temos contato com substâncias a qual somos alérgicos. Para ficar mais claro, alguma vez já fez uso de um determinado cosmético e imediatamente começou a sentir irritação em toda a região que o produto foi aplicado? Isso é uma dermatite de contato, por ser a primeira vez que fez uso daquele determinado produto, com suas diversas composições a qual a uma delas ou até mais de uma você é sensível caracteriza-se como uma sensibilidade individual.

Existe até a dermatite por fotossensibilidade, é quando a sensibilidade apenas aparece quando existe um contato com a luz solar. Mas por fim, como podemos identificar e evitá-la? Ela pode se manifestar nas mais diversas regiões da pele, principalmente nos locais onde a substância ficou em contato. O que também varia de acordo com o tempo que o produto permaneceu na pele. Geralmente suas manifestações são vermelhidões, coceiras e em casos graves pode chegar até surgir bolhas e rachaduras nas regiões.

Publicidade

A dermatite geralmente desaparece após duas ou três semanas não estando mais fazendo uso do produto. Quanto ao seu tratamento, geralmente são receitados corticóides por seu efeito imediato. E para saber o agente causador da irritação são necessários exames que levam pelo menos três dias para finalização. Onde são feitos testes de contato com alguns componentes do produto até entender a qual substância o indivíduo é sensível e então evitar o uso de produtos que contenha o componente irritante a sua pele.

Qualquer sinal de irritação suspender uso do produto e caso persista os sintomas procurar orientação médica.

Publicidade

Deixe uma resposta