O que é Deserto?

Por: Ananda Manica

Deserto é uma grande extensão de terra bastante árida para que seja possível a existência ou o surgimento de diversas formas de vida. Essas extensões de terra são incapazes de alimentar a vida, algumas são extremamente quentes, como o Saara, já outras, apesar de serem bem secas também são muito frias.

O que é Deserto?

Uma das características dos tipos mais comuns de deserto é que suas condições climáticas são extremas. Em geral, chove muito raramente, o vento é constante e a temperatura elevada. Quando há chuvas sobre uma região desértica, elas são muito intensas. A temperatura pode ser muito alta ao meio dia, porém, pode ir abaixo de zero durante o período da noite.

Os desertos mais famosos do mundo são: o deserto da Arábia, o deserto Nedjed ( suas areias são avermelhadas), o Saara e o deserto da Líbia. Grandes áreas desérticas começam com o Saara, na costa atlântica, e se estendem pelo leste da África, indo formar o deserto da Líbia, que atinge parte da Líbia e parte do Egito; interrompidas pelo Nilo e pelo Mar Vermelho, atingem a Ásia ( deserto da Arábia) e ressurgem na Mongólia, ao norte da China ( deserto de Gobi). Algumas regiões da Austrália também são desérticas. Na América do Sul, a Argentina, Bolívia e o Chile também apresentam desertos. Na América do Norte, surgem no Sudoeste dos Estados Unidos e no Norte do México.

As poucas formas de vida encontradas nos desertos são as que conseguiram se adaptar as suas condições extremas, como a falta de água. Por exemplo, as plantas que lá existem requerem pouquíssima água e armazenam a quantidade que obtém. Algumas espécies conservam a água cobrindo as suas folhas com um pó protetor. Outras plantas apenas produzem suas folhas depois de rápidas chuvas. Outras, ainda, são providas de imensas raízes que conservam a água.

Deixe uma resposta