Saúde e Bem Estar

O que é Desnutrição?

A desnutrição é uma perturbação produzida quando o organismo não recebe a quantidade e qualidade de alimentos que lhe são necessários. Há então a desnutrição, que não afeta apenas os seres humanos, como também os animais e as plantas, deixando os organismos frágeis e os tornando presas fáceis de doenças e também de infecções.

Publicidade

Quando o organismo não é capaz de absorver substâncias nutritivas que são encontradas em alimentos adequados, aparece então à desnutrição. A diarréia é um exemplo disso, pois a perda de alimento causada por ela, sendo crônica ou periódica pode causar a desnutrição.

A pobreza, a fome, as guerras, a ignorância, são causas reais da desnutrição. O organismo deve obter ao consumir diversos alimentos, seis elementos considerados básicos para ter uma boa saúde. Necessita destes elementos para crescer, compor os tecidos do corpo, produzir calor e energia para assegurar o bom funcionamento de todos os órgãos. Esses seis elementos básicos são: gorduras; hidratos de carbono; proteínas; água; minerais e vitaminas.

Publicidade

A desnutrição pode causar diversas outras doenças, como as seguintes:
Anemia quando houver a deficiência de ferro; pode haver problemas no paladar devido a deficiência de zinco; a glândula tireóide pode ter um aumento devido a deficiência de iodo; a deficiência de vitamina D pode causar o raquitismo, prejudicando os ossos e as articulações.

O maior problema de desnutrição é nas crianças e nas gestantes. As crianças podem crescer com deficiências vitamínicas, e quando chegam à adolescência acabam desenvolvendo sérios problemas. As gestantes ou mulheres que estão amamentando devem ter cuidado redobrados com a alimentação para evitar que o bebê nasça com problemas ou acabe tendo problemas devido à falta de proteínas e vitaminas do leite materno.

A desnutrição é um problema de muitos países, e deve ser acompanhado de perto pelas autoridades para que se evitem problemas maiores devido a esta doença.

Publicidade

Deixe uma resposta