Curiosidades

O que é Detergente?

O detergente é um agente de limpeza que auxilia na remoção de impurezas, é ele quem possibilita um contato mais direto entre as partículas de sujeira e de água.

Publicidade

O sabão era o principal detergente, porém ele não alcançava bons resultados em certas águas, devido a isso, os químicos inventaram os detergentes sem sabão. Estes detergentes que não possuem sabão, são denominados sintéticos, começaram a ser utilizados pela maioria das pessoas a partir da década de 40.

Muitas pessoas acabam confundindo detergente com desinfetante. Os detergentes possuem como finalidade eliminar detritos orgânicos e também inorgânicos , enquanto os desinfetantes servem exclusivamente para acabar com as bactérias. Porém, há detergentes alcalinos, que conseguem também atuar como bactericida.

Publicidade

Uma partícula de sujeira, na maioria das vezes, está rodeada por uma película gordurosa, que acaba rejeitando a água. Com o uso do detergente, as suas moléculas acabam eliminando essa camada de gordura, depositando-a na água, onde ela irá flutuar, podendo assim então remover com facilidade a sujeira.

Os detergentes sintéticos que são utilizados em lavanderias são fabricados com álcoois acíclicos de cadeia longa(subprodutos da refinação do petróleo) e também de outros compostos que auxiliam a suspender a impureza na água, que inibam germes e aumentem a brancura. Os detergentes são muito mais práticos que o sabão, pois eles podem ser empregados na indústria em soluções consideradas ácidas, já que os sabões se desfazem nessas soluções. O detergente em soluções assim, não forma coágulos insolúveis com os minerais nas águas “duras”.

A fabricação destes produtos se transformou ao longo dos anos, em uma das maiores indústrias químicas. Eles são amplamente utilizados para limpeza e lavagem em geral e também na indústria de tecidos. Algo muito bacana, que os cientistas querem criar, é um detergente que seja totalmente único, ou seja, sirva para todas as finalidades.

Publicidade

Deixe uma resposta