Saúde e Bem Estar

O que é Diabetes?

Diabetes ou diabetes mellitus é uma doença que provoca aumento do açúcar no sangue. Existe a diabetes tipo 1 onde as células do pâncreas que produzem a insulina foram destruídas. No tipo 2 há resistência à insulina, pois a células não são suficientes e muito pouco da glicose presente no sangue é aproveitada. O fator hereditário conta mais no tipo 2 do que no 1. Também há o diabetes gestacional onde a mulher desenvolve a doença durante a gestação e ao término volta ao normal. Isto ocorre em função de que a placenta bloqueia a ação da insulina.

Publicidade

No Brasil a doença atinge 10% das pessoas entre 30 e 69 anos e se não controlada pode ocasionar infarto do miocárdio, derrame cerebral, cegueira, amputação dos membros e até levar a morte. Por outro lado se bem controlada o paciente pode levar uma vida normal.

A palavra diabetes surgiu no ano de 70, na Grécia antiga, quando Areteu da Capadócia a descreveu pela primeira vez. O médico Thomas Willis provou a urina de indivíduos suspeitos da doença e descobriu que era muito doce.

Publicidade

Os sintomas são sede, urinar com frequência, muita fome, cansaço, demora em curar fereimentos, visão borrada. Em alguns casos não apresenta sintomas.

O tratamento é realizado através do uso da insulina na forma injetável. Para controlar o diabetes existe um aparelho que mede a glicose, chamado glicosímetro. Eles fazem a leitura através da gota de sangue colocada em uma fita. Conforme o nível da glicose o médico vai indicar a quantidade de insulina que o paciente precisa utilizar. Uma dieta adequada também auxiliam no controle do diabetes.

Publicidade

Deixe uma resposta