O que é Diamante?

Por: Ananda Manica

O diamante é uma pedra preciosa que possui o maior brilho e dureza dentre todas as outras pedras. É formado de carbono puro através da ação do calor e da pressão.

O que é Diamante?

Incolor e transparente, o diamante é formado de cristão do sistema cúbico, porém ele pode adquirir diversas tonalidades. O maior diamante encontrado no Brasil pesava 726,6 quilates. É um dos quatro maiores do mundo e recebeu o nome de “Getúlio Vargas”. O diamante é procurado no país em areia e também em cascalhos dos rios, nos estados de :Minas Gerais, Bahia, Goiás e também no estado do Paraná.

O diamante é a única pedra preciosa composta de apenas um único elemento, possui clivagem perfeita, e se for lapidada corretamente ela se dividirá facilmente. Nenhum produto químico pode afetar os diamantes, porém em uma temperatura de 900ºC ele pode ser danificado.

Ele é utilizado para cortar, furar, e triturar também metais e outras substâncias duras. Para fins industriais ele pode ser triturado inteiro, outras vezes é moído e depois cimentado na forma em que é desejada. Com o uso de diamantes é que se fazem os melhores moldes para a fabricação de arame, onde corta-se um orifício cônico através do próprio diamante e se introduz o metal por esse orifício. O diamante só pode ser cortado por outro diamante, sem o auxilio de outros objetos cortantes.

Com o tempo, foi possível a fabricação de diamantes sintéticos, através de maquinas de alta pressão, esses diamantes são chamados de “ diamantes industriais” e são muito utilizados como mancais no mecanismo de relógios e também na fabricação de ferramentas cortantes.

Antigamente quando encontrava-se jazidas fartas de diamantes, dizia-se que a riqueza estava certa , porém atualmente a procura por diamantes não passa de uma fase extremamente industrial e de forma organizada, e o papel mais importante nessa procura é dado as máquinas.

Deixe uma resposta