O que é Difteria?

Por: Ananda Manica

Difteria é uma doença que às vezes faz crescer uma membrana ou placa, na superfície da mucosa que reveste a garganta. Esta membrana, de cor verde cinzenta, pode estender-se dentro do nariz ou para baixo, chegando até a traquéia, se o doente não for logo submetido a um rápido tratamento. Se esta membrana obstruir a respiração, deve-se praticar rapidamente uma abertura na traquéia, para evitar a morte do paciente.

O que é Difteria?

Dois ou três dias depois que o germe causador da doença se instala na amígdala, esta começa a cobrir-se com uma membrana. As amígdalas ficam inflamadas. As vegetações adenóides aumentam a possibilidade de se contrair a doença, aumentando também a gravidade do caso.

A difteria típica é uma dor de garganta ou irritação, acompanhada dos sintomas provocados pela invasão dos germes. De cada 100 pacientes atacados deste mal, morrem pelo menos 10. O tratamento com uma antitoxina especifica é rápido e eficiente. Se o tipo de doença for gravíssimo ou, então, se o doente não for tratado aparecem os primeiros sintomas graves e haverá o perigo de contrair a difteria maligna, a que antes se chamava de difteria negra. Porém, mesmo em casos considerados mais benignos, existem complicações ocasionais, que são muito seriasse não forem tratadas a tempo. Uma delas pode ser a inflamação do músculo cardíaco (miocardite), o que provoca a morte repentina e pode ocorrer em qualquer fase da doença.

Outra das complicações é a paralisia dos músculos. Os músculos do palato mole (céu da boca) sãos os primeiros a serem afetados, mas essa paralisia pode afetar também os músculos do peito, pernas e braços. A profilaxia ou prevenção desta doença é muito importante. Todas as crianças devem ser vacinadas durante os primeiros 9 meses de vida. Depois, aos dois anos de idade, receberão uma injeção de reforço, que se repete antes de ingressarem na escola.

Deixe uma resposta